segunda-feira, 18 de junho de 2012


Cupcake

Como fazer a guloseima mais fofa do mundo dos doces!
     
   Os adjetivos são os mais variados possíveis, mas o resultado é sempre o mesmo: todo mundo se derrete diante de um cupcake. Esse bolinho superfofo vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômicos ou qualquer outro evento que envolva comidinhas que conquistam à primeira vista. E ainda viraram uma alternativa perfeita para presentear.

   para começa algumas fotinhas pra nos inspirar!



   





Aqui duas receitas da massa básica para os minibolos e duas coberturas lindas para decorá-los.

 

 

 

Cupcake de baunilha

Ingredientes

. 120 g de manteiga
. 8 ovos
. 100 g de iogurte integral
. 90 ml de essência de baunilha
. 290 g de açúcar
. 220 g de farinha de trigo sem fermento
. 10 g de fermento em pó
. 500 ml de leite
. 50 g de amido de milho
. 400 g de gordura vegetal
. 400 g açúcar de confeiteiro
. Corante em gel de cores variadas
. Confeitos coloridos a gosto

Modo de preparo

 Massa:Em uma forma, junte a manteiga, 2 ovos, o iogurte e 20 ml de essência de baunilha, misture muito bem. Em outro forma, junte (150 g de açúcar, a farinha de trigo e o fermento) e misture bem adicione os ingredientes a mistura dos ovos. Ainda na forma, misture muito bem todos os ingredientes até obter uma massa lisa e homogênea. Com um pegador de sorvete, distribua a massa em 12 forminhas, preenchendo metade de sua capacidade. Leve para assar ao forno, preaquecido, a 180 °C durante cerca de 20 minutos.  Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Reserve. Prepare o recheio: em uma forma, coloque 6 gemas e 140 g de açúcar e mexa. Junte o amido de milho e misture muito bem. Despeje 1/3 de leite fervente em cima da mistura de ovos e mexa bastanteaté obter um creme claro e homogêneo. Passe esse creme pela peneira e, em seguida, acrescente o restante do leite. Coloque esse creme em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até engrossar e cozinhar o amido. Retire do fogo, acrescente 40 ml de essência de baunilha e misture bem. Cubra com filme plástico, rente ao creme, para que nao forme uma película na superfície. Leve à geladeira até esfriar, mexendo de vez em quando.

Cobertura: Prepare a cobertura: na batedeira, bata muito bem a essência de baunilha restante com a gordura vegetal, até formar um creme fofo e branco.
Em seguida, adicione o açúcar aos poucos, na velocidade baixa. Aumente a velocidade e bata bem. Se quiser a cobertura colorida, adicione 2 gotas de corante e bata até a mistura ficar homogênea. Se necessário, acrescente mais corante até chegar à cor desejada.
Com a ajuda de uma faquinha de ponta, corte o miolo do bolinho em forma de cone.
Em seguida, com uma colher, distribua o recheio dentro da cavidade.
Corte um pedaço do miolo retirado e tampe o bolinho com ele . Com o saco de confeitar, cubra o cupcake com a cobertura (da cor desejada), partindo da beirada em direção ao centro. Finalize distribuindo os confeitos para decorar.

Dica: nunca use tanto a panela como o fouet de alumínio, pois o creme fica esverdeado. Se a panela for de alumínio, use um fouet de plástico. Você pode substituir a essência de baunilha do recheio por meia fava de baunilha.






Cupcake de maçã, uvas-passas.

   Cupcake de maçã, uvas-passas e especiarias

Ingredientes:

Massa:. 2 a 3 maçãs verdes sem casca
. Suco de 1 limão
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. 1 pitada de sal
. 1 colher (chá) de canela em pó
. 1 pitada de noz-moscada
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 2 colheres (sopa) de maisena
. 1 pote de iogurte desnatado (180 ml)
. Raspas de 1 limão
. 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
. 1/2 xícara (chá) de uvas-passas
. 1 ovo batido
Cobertura:. 70 g de chocolate diet branco
. 1 pote de cream cheese light (150 ml)
. 1/2 colher (café) de gelatina
. 2/3 de xícara (chá) de creme de leite fresco
. Adoçante para forno e fogão a gosto
. Aroma de baunilha a gosto
. Raspas de 1 limão

Modo de preparo:

Massa: Corte as maçãs em cubinhos, adicione o suco de limão e reserve. Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o fermento, o sal, a canela, a noz-moscada, o bicarbonato de sódio e a maisena; mexa bem. Depois, acrescente o iogurte, as raspas de limão, a margarina (ou manteiga), as uvas-passas, o ovo; misture até obter uma massa homogênea. Em formas de empada, acomode forminhas de papel e adicione a massa até que preencha 2/3 do recipiente. Leve para assar em forno médio, preaquecido à temperatura de 160 ºC, por 20 minutos.

Cobertura: Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas (potência média) por 20 ou 30 segundos. Se não conseguir, vá esquentando aos poucos até que ele amoleça. Cuidado para que não fique muito quente. Em outra tigela, bata o cream cheese até formar um creme. Pegue a calda de chocolate, espere esfriar ligeiramente e adicione o queijo. Misture bem. Dissolva a gelatina com um pouco de água fervente. Bata o creme de leite junto com o adoçante, o aroma de baunilha e a gelatina até formar picos firmes – não duros – e reserve. Com a ajuda de uma colher de silicone, vá juntando o creme de leite com o creme de cream cheese e o chocolate aos poucos. Adicione as raspas de limão e, delicadamente, acrescente os dois cremes até obter uma mistura homogênea. Coloque-a em um saco de confeiteiro com bico e, em movimentos circulares, cubra todo o bolinho. Decore a gosto.



 Esperero que vocês gostem,  beijinhos.
0

0 comentários:

Postar um comentário